Suporte aos residentes: Cuidando de quem cuida
Saúde Mental
Como manter ou conquistá-la durante a pandemia
Contexto
A magnitude da pandemia a qual estamos imersos nos expõe, naturalmente, a situações a qual perdemos o controle em diferentes ângulos. O medo de adoecer e morrer, o luto, o isolamento e as relações conflituosas que podem surgir ou crescer a partir desse cenário, o desemprego e as dificuldades advindas da falta de renda, a sensação de impotência, desamparo, as angústias, o esgotamento, o tédio, todos esses aspectos micros e macros, como as incertezas de gestão e a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), interferem diretamente na nossa saúde mental.
Tendo isso em mente, vimos a importância de trazer ao projeto uma frente que nos auxilie a ter e conhecer meios para o nosso cuidado psíquico. Para tanto, nos debruçamos a desenvolver materiais sobre técnicas de respiração, exercícios físicos, escalas autoaplicáveis referente a alguma manifestação psicopatológica, divulgação de canais de atendimento com profissionais capacitados, entre outras ações que nos encaminhem para um auto reconhecimento e um auto cuidado.
Como está sua saúde mental?
As escalas de autoaplicação são uma maneira ótima de conseguir perceber como você está em relação a sua saúde mental! Elas não fazem diagnóstico, mas podem te alertar e te mostrar quando talvez seja necessário procurar ajuda. Confira abaixo algumas escalas!
Escala de autoaplicação para ansiedade
Escala de autoaplicação para depressão
Escala de autoaplicação para transtorno de estresse pós-traumático
Preciso de ajuda! Onde posso encontrar?
O NAPREME, Núcleo de Assistência e Pesquisa em Residência Médica, oferece um espaço de acolhimento aos residentes (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos etc.) que, junto a tantos outros, se encontram na linha de frente de combate ao COVID-19. Caso sinta necessidade desse acompanhamento, envie um e-mail para
e um terapeuta especializado entrará em contato com você.